Premiação

Guaporé/RS

VENCEDOR | LENTE DE OURO 2022 | FOTÓGRAFO DO ANO

Inspiration Photographers é uma associação internacional, que nasceu no Brasil e foi pioneira no nosso país em reunir os melhores fotógrafos e videomakers do mundo. O intuito dela é justamente a união e a centralização desses profissionais, para que noivos e noivas possam encontrar as melhores opções e estilos para seus casamentos. Além disso, acontece anualmente rounds, nos quais os fotógrafos do mundo todo enviam suas fotos para a associação, e as mesmas são julgadas por jurados e premiadas como as melhores daquele round.


Dentro do ano, um ranking acaba sendo criado, elegendo os melhores fotógrafos, tanto do Brasil, como internacionais. A expectativa anual envolve um grande evento, chamado Lente de Ouro, onde os melhores do ano são indicados, e os vencedores anunciados. Este prêmio é considerado o Oscar da Fotografia Brasileira, ou seja, desejo de qualquer profissional de imagem do nosso país. Este evento sempre foi presencial, sendo realizado uma verdadeira noite de gala, porém, com a pandemia, o grande anúncio se tornou online, assim como neste ano, sendo a última vez que o anúncio foi realizado de forma virtual.


Estar dentre os indicados já era uma alegria enorme, pois das centenas de participantes, apenas 20 são indicados, mas o melhor ainda estava por vir. A partir dos indicados, abre-se uma votação interna, onde somente os membros do mundo inteiro podem votar, e esses votos, somados aos prêmios que cada fotógrafo teve durante o ano, elege o vencedor. E sim, pela segunda vez, fui eleito o Fotógrafo do Ano de Casamentos do Brasil.


Receber essa premiação tem um valor muito significativo, pois acabo sendo um nome que representa os Fotógrafos de Casamento do Brasil, o que é uma responsabilidade enorme. Além disso, faço questão de reforçar o gosto especial dessa vitória pois ela acontece em um ano caótico, com muitos eventos remarcados ainda da pandemia, onde finalmente pudemos voltar a trabalhar. Ao perceber o ano inédito e bagunçado que teríamos, tentei fazer exatamente como faço enquanto fotografo casamentos: organizar o caos, e assim o fiz.


O ano de 2022 foi de bastante aprendizado. O acúmulo de eventos remarcados tornou ele exaustivo fisicamente e mentalmente, mas fui tentando resolver, uma coisa de cada vez. Sorri, fortaleci amizades, ganhei novas, digeri críticas, mudei de opinião, mas não abri mão da forma que sempre vi os casamentos que fotografo: com verdades.


Talvez por isso que das tantas mensagens que ando recebendo, as que mais me deixam felizes são as que dizem: MERECIDO. E pensando bem, creio que não seja feio eu olhar para o meu ano e entender que sim, mereci:


- Todos prazos cumpridos conforme prometido, seja em casamentos, palestras e workshops;


- Fotografei * e pasmem, gravei * o maior Rally do Mundo ao lado do meu amigo irmão; (tô louco pra mostrar mais, mas vai sair um documentário FOD* em breve)


- Lancei uma Websérie (que está no meu canal do YouTube);


- Fui convidado pra escrever um livro (que será lançado ano que vem);


- Continuo lindo, simpático e modesto, dentre várias outras qualidades nítidas neste rapaz, que eu nem preciso falar.


Sério, eu tô feliz demais por merecer, mas logicamente, não é possível chegar até aqui sozinho. Preciso agradecer principalmente a meus pais @bastianadalberto e @genecibastian, minhas irmãs @brunabastian e @betibastian e a minha parceira @keterlibackes, que ajudam muito a partir do momento que entendem meu modo de vida, apoiando quando preciso e puxando orelha quando merecido.


O @giovanironchetti, por ser meu braço direito e acompanhar em tantas andanças por aí, a @shaianekt e o @leandrozardo_, que deram suporte essencial enquanto os casamentos aconteceram, e claro, aos casais, pois sem a confiança de vocês, seria impossível.


Ser eleito o Fotógrafo do Ano é uma baita responsabilidade, mas ao contrário do mesmo prêmio que recebi em 2018, quando erroneamente o interpretei como "maior cobrança", dessa vez é interpretado como "maior confiança".


Obrigado aos que torceram por mim, mas saibam que acima de tudo, o mesmo Gui (ou Bastian), sempre estará aqui.


Em boa cia.

Tags

guilherme bastian bastian fotógrafo fotógrafo do ano fotógrafo do ano brasil fotógrafo de casamentos brasil lente de ouro 2022 lente de ouro vencedor lente de ouro fotógrafo de casamento no rio grande do sul melhores fotógrafos brasil