Palestras

São Paulo/SP

PALESTRA | WEDDING BRASIL 2018

Ainda é difícil acreditar que tudo isso é baseado em fatos reais!


Todos temos relances da infância que não esquecemos. Eu tenho os meus. São muito mais positivos do que negativos, mas, alguns marcam mais pelo fato da frustração. Alguns desses, tive entre meus 12, 15 anos, quando tinha que dizer que não para meus amigos, e sim para ajudar no estúdio dos meus pais.


Passei muito mais tempo da minha infância brincando de ser adulto, do que sendo de fato, sendo criança. Aquilo as vezes me magoava, mas ver meus pais trabalhando daquele jeito e mesmo assim sorrindo, realizando seus sonhos, era bom demais. Percebi que eles nunca alcançavam seus objetivos com o rosto seco, sempre tinha suor.


Esse era o meu parâmetro. A inquietude e a disposição de quem não quer fazer parte do sonho de alguém, mas sim, fazer acontecer o seu próprio.


O tempo passou. Cresci e passei a ter minhas ideias em conflito quanto a fotografia. Qual caminho tomar, para onde ir, e resolvi caminhar com as próprias pernas, mas com os calçados que ganhei da minha família, me dando a base que eu precisava.


O Wedding Brasil estava no meio do meu caminho, um objetivo que não coloquei na cabeça com obsessão, mas é de fato onde todo fotógrafo de casamentos gostaria de estar. Cheguei lá. Cheguei de novo. E em 2018, minha família estava lá comigo.


Subi ao palco tendo 2.500 pessoas como plateia, e nas primeiras fileiras lá estavam as que me deixaram pronto para que eu pudesse falar a todos. Me senti em casa, até demais (se espirrar, saúde). Confesso que isso chegou a me assustar rsrsrs Mas eu não tinha outra coisa na minha cabeça do que entregar ao congresso tudo o que ele já me deu. Além disso, meus pais estavam lá. É o tipo de coisa que é difícil se repetir na vida.


Será bom demais contar a meus filhos que o pai deles palestrou no maior congresso de fotografia de casamento da América Latina por três vezes consecutivas. E eles verão que meus pais também me viram lá, ao vivo. Esse é o parâmetro que eu gostaria que tivessem, valorizar a quem deu muito suor para que tudo isso fosse possível.


Obrigado Pai, Mãe, Bruna, Betina e Milena, obrigado pela oportunidade de me mostrar o fato de saber de onde as coisas vem. Hoje vejo o quanto isso foi importante, e o quanto aquelas frustrações de criança foram importantes para me tornar um bom adulto. Obrigado Wedding Brasil, Editora Photos, todos envolvidos. É muito bom receber a confiança de vocês!


Fiquem com as fotos desse dia inesquecível!


Fotos: Rafael Canuto Fotografia e amigos com seus celulares o/